Um grupo de donos de pets realizou, na manhã de domingo (28), um protesto no Aeroporto Senador Petrônio Portela, Zona Norte de Teresina, em memória do cachorro golden retriever Joca .
O encontro é uma resposta à morte do cachorro, que morreu na última segunda-feira (22), após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para um destino diferente de seu tutor.
- VÍDEO: Cachorro morre após falha em transporte aéreo; pet foi levado para Ceará em vez de Mato Grosso
Os donos levaram seus cachorros para o aeroporto e cartazes em que pediam por justiça e mudanças na forma de tratar os pets em viagens aéreas. Boa parte dos cartazes dizia: “Não somos bagagem, somos o amor da vida de alguém”.
Manifestantes protestam em memória de golden retriever Joca no aeroporto de Teresina — Foto: Reprodução
Morte do cachorro
Cachorro morre durante transporte de companhia aérea
Joca morreu na última segunda-feira (22). O pet deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), mas foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE).
O animal acabou sendo mandado de volta para Guarulhos e, quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto.
Há vídeos que mostram o cachorro bebendo água em uma garrafa de plástico através das grades do canil quando estava no terminal aéreo de Fortaleza, segundo o divulgado pela família do tutor do animal.
João Fantazzini e Joca, cão que morreu em transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal
Ao g1, a família do engenheiro João Fantazzini Júnior – dono do animal – afirmou que etiquetas da caixa que levava cão Joca tinham nome de outro animal com destino a Manaus, no Amazonas.
A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso no âmbito criminal, enquanto a Anac e o Ministério de Aeroportos também fazem apurações do caso no âmbito da responsabilização da empresa.
Resposta da Gol
Por meio de nota, a Gol lamentou a morte do pet e admintiu que o animal foi enviado por engano para Fortaleza, ao invés de Sinop, no Mato Grosso. A companhia aérea afirmou que os funcionários foram “surpreendidos pelo falecimento do animal”.
Após a morte do golden retriever, a Gol também anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão a partir de quarta-feira (24).
Segundo o comunicado da companhia aérea, os clientes ainda podem transportar seus pets na cabine do avião.
Fonte: G1