Na manhã desta sexta-feira (8), o prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou que a campeã olímpica de judô, Sarah Menezes, aceitou o convite para assumir a Secretaria Municipal de Esportes (Semel) a partir de 2025. Atualmente treinadora da seleção brasileira de judô, Sarah precisa de uma liberação formal junto à Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para poder assumir o cargo.
Segundo Silvio Mendes, ele já conversou com o presidente da CBJ e reforçou que o novo cargo em Teresina não interferiria nas responsabilidades de Sarah como treinadora da confederação.
“Ela aceitou, é um desafio grande. Ela conhece Teresina e sabe a importância de identificar talentos esportivos, assim como foi identificada pelo seu técnico. Conversei com o presidente da confederação, dizendo para ele que não haveria nenhum empecilho, que a confederação vai continuar sendo prioridade e que Teresina não vai atrapalhar, pelo contrário, quer ajudar. Ele ficou de fazer uma reunião presencial com ela e o diretor dela”, afirmou Silvio.
O prefeito eleito destacou que, caso o processo de liberação junto à CBJ não ocorra, Sarah continuará integrando a equipe da Secretaria, buscando fortalecer o esporte e trabalhar com os jovens de Teresina.
“O ministro dos Esportes está, inclusive, entrando em contato com ele [diretor da CBJ] para reafirmar o que nós dissemos. Mas vamos supor que não dê certo, a confederação tem esse poder; ela [Sarah] continua perto da gente. Ela permanece, forma equipe da secretaria. Eu quero resultados. Precisamos olhar principalmente para os jovens e fazer com que ela possa viabilizar, mostrar caminhos. A Sarah é um ícone”, afirmou o gestor.