Ouça a rádio cidade!

Prefeita Sâmia Moreira Recebe Mapa Social para Fortalecer Políticas de Assistência Social em Santa Quitéria

O município de Santa Quitéria do Maranhão deu um importante passo para o aprimoramento das políticas públicas ao receber, no último dia 13, o Mapa Social elaborado durante uma experiência de pesquisa-ação realizada entre março de 2022 e fevereiro de 2023. A entrega oficial aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reuniu trabalhadores, usuários da Assistência Social e lideranças locais.

O Mapa Social tem como objetivo central mapear as situações de vulnerabilidade, riscos e potencialidades das famílias e comunidades de Santa Quitéria. Durante o processo de pesquisa, foram realizadas oficinas participativas que permitiram identificar os principais problemas e potenciais do território quiteriense, fornecendo informações cruciais para a formulação de políticas públicas mais eficientes e direcionadas.

Para a prefeita Sâmia Moreira, a iniciativa é um marco no fortalecimento da assistência social no município. “Vejo a necessidade de conhecer, detalhadamente, o nosso espaço. A cartografia nos permite informações que servirão como referência para a tomada de decisão na esfera política. Além disso, precisamos ter registro. Compreender o espaço que ocupamos é fundamental para identificar as situações que impactam a vida da comunidade. Assim, garantiremos condições de cidadania e dignidade à população”, destacou a gestora.

O Mapa Social é um instrumento que articula dados e informações relacionadas à Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e à Vigilância Socioassistencial, facilitando o diagnóstico das demandas locais. Ele também valoriza a identidade territorial do município e promove uma visão estratégica para a implementação de políticas públicas que atendam, de maneira mais eficaz, as necessidades da população.

A entrega do mapa representa mais um exemplo da gestão comprometida de Sâmia Moreira, que tem se destacado pelo foco em ações que promovem a cidadania e a dignidade dos moradores de Santa Quitéria do Maranhão.

Mais notícias