Ouça a rádio cidade!

Piauí receberá VAR pela primeira vez no jogo entre Altos e Treze

O estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, foi liberado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para receber o sistema de arbitragem de vídeo, o VAR, no confronto entre Altos e Treze, pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Esta vai ser a primeira vez que o VAR vai ser utilizado em uma partida no estado do Piauí. A vistoria foi feita nesta quinta-feira, em Teresina.

Análise técnica para definição do uso do VAR em Teresina — Foto: Gil Costa

Análise técnica para definição do uso do VAR em Teresina — Foto: Gil Costa

A confirmação foi dada por Carlos Radmes, membro do Controle de Qualidade da Federação Cearense de Futebol (FCF) e representante da CBF. De acordo com o profissional, foram feitos pedidos de adequações à Federação de Futebol do Piauí (FFP), filiada da CBF no estado, para suporte na logística da operação do VAR. Segundo ele, é necessário espaço reservado com espaço para cabeamento e mudanças na parte elétrica.

– Nessa vistoria, nós fizemos análises de algumas questões como, por exemplo, a sala do VAR, para nós comportarmos os nossos equipamentos e onde ela vai estar. Vi que foi super possível (ter o VAR). Vai ser atendido e, sim, teremos. Vi a questão da estrutura, também. Tudo que foi solicitado, eles vão me atender. Local para passar o cabo, mudanças na parte elétrica. Tudo vai ser atendido por eles. No dia do jogo, chegamos quatro horas antes para garantir os 100% do VAR – afirmou Carlos Radmes, membro do Controle de Qualidade da Federação Cearense de Futebol (FCF) e representante da CBF.

Carlos Radmes, controle de Qualidade do VAR da FCF — Foto: Gil Costa

Carlos Radmes, controle de Qualidade do VAR da FCF — Foto: Gil Costa

A operação do VAR para esta partida é descentralizada. Isto significa que a operação sai da CBF (no Rio de Janeiro) e vem todo para o local do jogo (no Lindolfo Monteiro, em Teresina). Quando a operação é centralizada, a cabine é toda monitorada no Rio de Janeiro.

– Está confirmado o VAR. É o primeiro VAR na história do Piauí. A confirmação agora, de pronto. Nós vamos isolar a arquibancada do lado esquerdo das cabines de rádio. Do lado direito, onde ficam os torcedores do Altos, nós vamos isolar com policiamento para dar toda segurança para que o VAR trabalhe com tranquilidade – comentou Daniel Araújo, vice-presidente da FFP.

Altos x Treze é 3º confronto do Alviverde com VAR

Esta vai ser a terceira partida do Altos com uso do VAR. A primeira foi nas quartas de final da Copa do Nordeste de 2021, em Salvador, na derrota para o Vitória por 2 a 1. 

Os melhores momentos de Vitória 2 x 1 Altos pelas quartas de final da Copa do Nordeste

O segundo jogo foi nesta temporada, no jogo entre Fortaleza e Altos, na capital cearense, quando o Leão goleou o Alviverde por 5 a 0. Reveja a partida.

Altos cai para o Fortaleza nas quartas de final da Copa do Nordeste

Escala de arbitragem para Altos x Treze

Árbitro Vinicius Furlan vai comandar o VAR de Altos x Treze — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Árbitro Vinicius Furlan vai comandar o VAR de Altos x Treze — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

  • Árbitro: Djonaltan Costa De Araújo (PA);
  • Árbitro Assistente 1: Márcio Gleidson Correia Dias (PA);
  • Árbitro Assistente 2: Rafael Bastos Cardoso (PA);
  • Quarto Árbitro: Fábio Gomes De Sousa (PI);
  • Analista de campo: Karol Venicius Mendes Soares Martins (PI);
  • VAR: Vinicius Furlan (SP);
  • AVAR: Fábio Rogerio Baesteiro (SP)
  • Observador de VAR: Silvio Eduardo Silva e Silva (MA);
  • Quality manager: Carlos Radmes Sousa Da Silva (CE).

O que é o VAR no futebol?

Cabine do VAR leva um banho do sistema de irrigação do Serra Dourada antes de Vila Nova x Vasco — Foto: Reprodução / Premiere

Cabine do VAR leva um banho do sistema de irrigação do Serra Dourada antes de Vila Nova x Vasco — Foto: Reprodução / Premiere

A sigla VAR é uma abreviação em inglês para “Video Assistant Referee” que, traduzindo, significa “Árbitro Assistente de Vídeo”. Na prática, ele é um tipo de tecnologia cuja função é auxiliar as decisões do árbitro de campo em lances específicos de uma partida, por meio das imagens captadas por câmeras espalhadas pelo estádio.

Os primeiros experimentos envolvendo árbitro de vídeo no futebol ocorreram na Holanda. Em 2012, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB), desenvolveu um sistema chamado de Refereeing 2.0, que viria a ser o embrião do que conhecemos hoje como VAR.

O uso do VAR ficou em evidência pela primeira vez durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia e, posteriormente, na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Neste segundo torneio, inclusive, um dos casos mais impressionantes da tecnologia foi a confirmação do gol da vitória do Japão sobre a Espanha, no qual a bola não saiu pela linha de fundo por questão de milímetros.

A Hawk-Eye operou o VAR na Copa do Mundo de 2018 — Foto: Reuters

A Hawk-Eye operou o VAR na Copa do Mundo de 2018 — Foto: Reuters

Além disso, houve situações envolvendo gols anulados, pênaltis marcados e cartões vermelhos dados. Nas linhas a seguir, entenda o que é o VAR no futebol, como ele funciona, quando ele começou a ser usado no Brasil e mais.

Mais notícias