Antes do início dos Jogos de Paris 2024, ge recorda triunfo de Sarah Menezes, derrota de Rômulo e Seleção para México, bronze de Zé Maria em Atlanta, medalha de “uma vida” de Cláudio Roberto, e quase pódio de Kawan Pereira; assista
Às vésperas do início das Olímpiadas de Paris 2024, o ge relembrou cinco momentos marcantes de piauienses na história dos Jogos. Entre eles estão: o ouro inédito de Sarah Menezes em Londres, a derrota de Rômulo e Seleção para o México, o bronze de Zé Maria em Atlanta, a medalha de “uma vida” de Cláudio Roberto e a “mitada” de Kawan Pereira em Tóquio.
Ouro inédito e prata traumática: relembres momentos marcantes de piauienses nas Olimpíadas
Sarah Menezes l judô l Londres 2012
Sarah Menezes (Judô) — Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images
A piauiense conquistou o ouro em cima da então campeã olímpica: a romena Alina Dumitru. À época com 22 anos, a judoca fez história e faturou a primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade. Nos Jogos deste ano, Sarah vai ser a treinadora da seleção brasileira de judô.
Relembre o Ouro de Sarah Menezes nos jogos de 2012
Zé Maria l futebol l Atlanta 1996
Zé Maria, lateral-direito da seleção brasileira — Foto: Divulgação/CBF
Titular daquela seleção brasileira, Zé Maria estava em campo no fatídico jogo contra a Nigéria, na semifinal, que o Brasil acabou sendo derrotado. Na disputa pelo bronze, o piauiense deu assistência para um dos gols da Seleção na goleada contra Portugal
Em 1996, Brasil perde da Nigéria por 4 a 3 e dá adeus ao sonho do ouro olímpico
Seleção brasileira bronze em Atlanta 1996 — Foto: Divulgação/CBF
Rômulo l futebol l Londres 2012
Rômulo, volante da Seleção nas Olímpiadas de Londres, 2012 — Foto: Bruno Marinho
O Brasil teve a oportunidade de conquistar o ouro no futebol antes das Olimpíadas do Rio. Em 2012, a Seleção, que tinha Rômulo como titular, chegou na decisão contra o México, mas foi derrotada.
Pílulas Olímpicas: México vence o Brasil por 2 x 1 e é campeão do futebol em Londres
Cláudio Roberto Sousa l atletismo l Sydney 2000
Cláudio Roberto de Souza recebe a medalha de prata das Olimpíadas de Sydney 2000 — Foto: Wagner Carmo/CBAt
Natural de Teresina, Cláudio Roberto esteve na equipe brasileira durante a etapa eliminatória. Porém, na final, o piauiense não integrou o grupo, e por conta do protocolo do comitê olímpico, não recebeu sua medalha de prata. Entretanto, 20 anos depois, Cláudio Roberto enfim recebeu o símbolo da sua conquista.
Em 2000, Brasil bate recorde e é prata no revezamento 4x100m nas Olimpíadas de Sydney
Kawan Pereira l saltos ornamentais l Tóquio 2020
Kawan Pereira na semifinal dos saltos ornamentais — Foto: REUTERS/Bernadett Szabo
O parnaibano, à época com 19 anos, conseguiu fazer história para o Brasil na modalidade: chegar a uma inédita final dos saltos. Contudo, não conseguiu ir ao pódio.
Foto com lua nos anéis olímpicos da Torre Eiffel viraliza nas redes sociais — Foto: Reprodução
A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris marcada para o dia 26 de julho de 2024, a expectativa em torno dos eventos que irão parar a capital francesa cresce cada vez mais entre os aficionados por esportes. Ao todo, serão 329 eventos divididos em 48 modalidades e que contarão com mais de 10 mil competidores.
A cerimônia de abertura será na sexta-feira, dia 26 de julho, às 14h30 (de Brasília). O evento se iniciará nas margens do Rio Sena e seguirá até os Jardins du Trocadéro. Contudo, a primeira competição olímpica já começa na quarta-feira com partidas de Rugby e Futebol. No dia 25, ainda antes da abertura, o handebol faz sua estreia.
Fonte: G1