A campanha de Dr. Hélio, apadrinhado do governador Rafael Fonteles, parece ter encontrado uma nova especialidade: desafiar a Justiça Eleitoral e ofender seus adversários com uma ousadia descarada.
Dr. Hélio e sua coligação “Parnaíba Pode Mais” foram condenados por veicular uma propaganda eleitoral cheia de insultos e mentiras, provando que estão dispostos a ultrapassar qualquer limite em busca de votos. Em um processo recente (nº 0600463-31.2024.6.18.0004), a 4ª Zona Eleitoral de Parnaíba reconheceu a gravidade das infrações, que envolvem desde a disseminação de Fake News até ataques pessoais de baixo nível aos adversários.
Na peça publicitária em questão, termos como “boiola”, “desgraceira” e “laranja” foram lançados sem qualquer pudor contra o prefeito Mão Santa, sua filha, a deputada estadual Gracinha Mão Santa, e o candidato Francisco Emanuel.
O uso dessas expressões, longe de ser um “mero desabafo”, é uma afronta direta às regras eleitorais que deveriam garantir um mínimo de respeito e decência no debate público. Mas respeito parece ser um conceito desconhecido pela campanha de Dr. Hélio e seus aliados.
Mesmo com a Justiça Eleitoral ordenando a imediata retirada das propagandas caluniosas, a coligação de Dr. Hélio, em uma demonstração de seu desprezo pelo sistema judiciário, ainda não cumpriu a determinação. Essa resistência revela um modus operandi perigoso: não basta espalhar mentiras e insultos, é preciso também ignorar as consequências legais.
O magistrado Heliomar Rios Ferreira, Juiz Eleitoral da 4ª Zona de Parnaíba, foi categórico ao destacar a ofensa: “Restou evidenciada a ofensa à honra do candidato Francisco Emanuel Cunha de Brito, quando se proferiram as palavras ‘desgraceira’, ‘viruzinho’, ‘boiola’, ‘mané’ e ‘laranja’.”
Dr. Hélio e sua equipe insistem em se colocar acima das leis eleitorais, o que abre um precedente perigosíssimo para Parnaíba. Se é assim que ele conduz sua campanha, fica o questionamento: que tipo de gestão ele pretende impor à cidade em caso de vitória? Uma gestão que, ao que tudo indica, despreza a Justiça e a verdade, focada apenas em conquistar o poder a qualquer custo, o conhecido poder pelo poder.