Um incêndio na vegetação da margem do Rio Parnaíba atingiu 10 boxes do Troca-troca, tradicional mercado popular localizado no Centro de Teresina. Imagens feitas por moradores mostra o fogo na vegetação por trás do local e alcançando os estandes do mercado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas (vídeo acima). O fogo foi controlado por volta das 17h. Ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe a extensão dos prejuízos causados aos permissionários.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um cigarro pode ter iniciado o incêndio. O superintendente da Saad Centro, José Alberto, esteve no local e informou que o fogo pode ter começado num ponto de vegetação às margens do rio (vídeo).
“Infelizmente, teve um foco de incêndio às margens do rio Parnaíba que acabou se alastrando e pegando numa parte do Troca-troca. Nós da prefeitura estamos aqui acompanhando as equipes do Corpo de Bombeiros para dar suporte aos permissionários”, comentou o José Alberto.
O Troca-troca é um mercado de venda e troca de produtos localizado na margem do Rio Parnaíba, construído em 1985, mas está em atividade desde muito antes da construção do prédio que protege os estandes.
O local abriga mais de 80 permissionários, que vendem produtos diversos, como eletrodomésticos, ferramentas e bicicletas. Alguns desses produtos são inflamáveis, como livros e revistas antigas.
Uma reforma no Troca-troca foi iniciada em julho de 2024, com orçamento de R$ 2,2 milhões, com previsão para término da obra em dezembro do mesmo ano. Segundo a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad – Centro) o objetivo é reformar a impermeabilização, reconstrução de banheiros e construção de mais de 100 boxes para os permissionários.
Nota da Saad centro sobre o incêndio:
SAAD Centro presta apoio a permissionários após incêndio no Troca-Troca
A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que, na tarde deste domingo (11), um incêndio de grandes proporções ocorreu às margens do Rio Parnaíba, nas proximidades do Troca-Troca. As chamas se espalharam rapidamente, atingindo pelo menos 10 boxes do mercado.
O superintendente da SAAD Centro, José Alberto, e equipes da pasta estão no local monitorando a situação de perto e prestando total apoio aos permissionários, às equipes do Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos no combate às chamas e na contenção dos danos.
“Prestamos apoio junto das equipes para controlar as chamas e auxiliamos os afetados por este incêndio. A missão principal foi garantir a segurança e o bem-estar das pessoas. A SAAD também está mobilizada para adotar todas as medidas necessárias para dos boxes e da área, adotando medidas para prevenir futuros incidentes”, disse.
A SAAD Centro também informa que está comprometida em tomar todas as medidas necessárias para auxiliar na recuperação da área afetada e prevenir futuros incidentes.