(O empresário Neto Carvalho e senador Weverton Rocha com vereadores da sua base, antes da entrada do vereador Alex do Guiquiri, em evento ocorrido na cidade de Magalhães de Almeida)
Teve início nesta quinta-feira (7/3), a Janela Partidária que se estenderá até o dia 5 de abril, prazo que os vereadores de Araioses – e todo o Brasil – poderão trocar de partido sem desrespeitar a Lei de Fidelidade Partidária.
A Janela Partidária está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e beneficia candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) e que estão em fim de mandato.
Em Araioses é muito provável que todos os 13 vereadores mudem de partido. Os oito vereadores do grupo do empresário Neto Carvalho vão todos para legendas pelas quais não foram eleitos devendo esses se filiarem no PDT, PP, Avante e PT que são de sua base política.
Os dois – Júlio César e Telson Leal – do grupo Valéria Manin Leal, certamente sairão do PL para ingressar do PSB do governador Brandão, já que será esse o partido pelo qual a ex-prefeita pretende voltar ao comando da prefeitura de Araioses.
As duas vereadoras da base política da prefeita Luciana Trinta, Jesus Enfermeira e Flávia do Gentil irão para o partido que ela for, se não continuar do PCdoB, partido pelo qual ela foi eleita.
O vereador Luisão, que é do PCdoB e da base da prefeita deve ficar onde está, já que como não vai disputar a reeleição e provavelmente nenhum outro cargo, não precisará de legenda partidária.
A eleição de 2024 ocorre em 6 de outubro e quem for disputar o cargo de vereador, prefeito ou vice deverá está em um partido até o dia 5 de abril.
Os oito vereadores da base política do empresário Neto Carvalho são:
Denys de Miranda, Nataniel da Pesca, Arnaldo Machado, Rodrigo da Funerária, Oziel de Canárias, Zé Roberto, Kelson Coutinho e Alex do Giquiri.
Fonte: Daby Santos