Filhotes de tartarugas nascem e são soltos no mar em Luís Correia, litoral do Piauí.

0
28

Mais de trezentos filhotes de tartarugas nasceram e foram devolvidos ao mar em Luís Correia nesse final de semana. “No final de semana nasceram três ninhos, cada um tem uma média de 100, 120 ovos. Aí a gente vai contabilizando. Esse número muda a cada dia”, afirma a bióloga Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta.

Até o momento, segundo a bióloga, 98 ninhos de tartarugas foram registrados no litoral do Piauí. A ocorrência maior é na região da Praia do Arrombado, no município de Luís Correia

A temporada de nascimento vai de janeiro a setembro. Só em 2021 já foram liberados mais de 2 mil filhotes. “Todo trabalho de monitoramento de praia faz com que a gente registre os ninhos. Esse trabalho começa em janeiro e termina em setembro. Até o momento registramos 98 ninhos. Destes, já foram liberados ao mar mais de 2 mil filhotes”, diz a bióloga.

A vice-presidente do Instituto destaca que as cinco espécies de tartarugas marinhas vistas no Brasil já foram registradas no Piauí, no entanto, as mais comuns são a Tartaruga Olivácea (Lepidochelys olivacea), Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata) e a Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea).

Por conta da falta de recursos financeiros, o Instituto Tartarugas do Delta não está conseguindo realizar o trabalho noturno de monitoramento das fêmeas. “Essa temporada de 2021 estamos sem patrocínio e o trabalho está sendo voluntário. A gente continua realizando os trabalhos, mas não estamos indo mais a noite monitorar as fêmeas. Estamos apenas protegendo os ninhos”, finaliza. Fonte: CidadeVerde. Fotos: ITD. Edição: APM Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui