SEMED REALIZA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA DÁ SEQUÊNCIA AO ENSINO NA CIDADE DE ARAIOSES, PARALISADO HÁ DEZ MESES.

0
60

Por Gabriela Alves / Fotos David Souza

Aconteceu na manhã de segunda feira, 22 de Fevereiro, no auditório do INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-IFMA, Campus Araioses, a abertura do encontro entre a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Professores, com o objetivo de prepará-los para dar continuidade as aulas, referentes ao ano letivo de 2020/2021.

Nos turnos manhã e tarde, o cronograma se estendeu até dia 23 e foi acompanhado na íntegra, pela Prefeita Luciana Trinta.

A Professora Ana Almeida deu as boas vindas aos professores de todas as escolas do município, com um discurso acolhedor e apresentou a equipe da SEMED.

Professor Rarison Albuquerque, assumiu a palavra, destacando que as dificuldades precisam ser enfrentadas, sem bater na tecla do que não foi feito no passado e seguir em frente e parabenizou a equipe da SEMED pela eficiência.

Falou ainda que a retomada das aulas os protocolos serão atendidos durante o processo de retomada as aulas.

O Diretor geral do Instituto Federal do Maranhão, Professor Pinho, prestigiou o evento e falou da relevante iniciativa de Luciana Trinta, sobre a articulação da implantação do Instituto na cidade de Araioses. Num discurso cheio de agradecimentos à prefeita por sua dedicação, ele citou também o novo momento que vive a educação municipal, onde a partir de agora, se ver uma gestora lutando pra unir os professores e por melhorias no setor educacional.

A Prefeita Luciana Trinta, que acompanhou de perto os dois dias de evento, foi recepcionada por todos os profissionais da rede e pelo Diretor geral do Instituto Federal do Maranhão- IFMA, Professor Pinho. Em seu pronunciamento, foi carinhosamente aplaudida pelos presentes e ressaltou o privilégio de está no IFMA, instituição trazida ao município, através de sua articulação e amizade com o Deputado Federal Gastão Vieira e destacou o compromisso de priorizar a educação de Araioses e a importância da união para resgatar o que infelizmente se perdeu em oito anos de retrocesso e que, agora mais do que nunca, devemos pensar no próximo, com sensibilidade.

Segundo a gestora, o ano de 2020, não aconteceu, mas o município está preparado pra enfrentar, fazendo uma administração com responsabilidade.

Luciana, em um discurso coerente, se dirigiu aos que estão na expectativa de que ela resolva os problemas, dizendo que se lembra do histórico dia dos professores, no ano de 2010, onde ela concedeu o maior aumento salarial já pago para os todos da classe e que, não teve a sorte de ter uma sucessão de qualidade, o que lhe desfavoreceu nos primeiros dias de novo governo e que o município é devedor dos profissionais, que precisa expor as problemáticas, mas, o que ainda tem de bom, foi adquirido pelo município de 2009 a 2012 e que está pronta para vencer junto com o povo.

Citou o momento delicado, devido a pandemia da Covid-19 e que apesar das dificuldades, é preciso seguir em frente, cumprindo os protocolos, para que não se perca mais tempo, como ocorreu em

2020, que foi perdido em Araioses, pois a gestão não interviu sobre a educação, tornando o ano letivo com prejuízo de cem porcento da carga horária pós pandemia, disse ainda que é lamentável ,mas que está pronta para enfrentar os desafios, esquecendo o partidarismo e focando no partido forte que é a educação.

Após o pronunciamento da Prefeita, o encontro deu sequência com uma palestra ministrada pelos Professores da URE( Unidade Regional de Educação), João Damini e Antônio Jesus, que colaboraram com esse momento importante, trazendo os os temas:

* Avaliação diagnóstico;

* Questões emocionais diante da Pandemia;

* Busca ativa;

* Currículo contínuo.

 

Cada assunto foi explanado através de palestra e diálogo com toda a categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui